Populares
-
Olá. Hoje posto os desenhos que os alunos do 7º ano fizeram a partir da descrição do mestre Gabriel García Márquez de sua cidade natal, Arac...
Minha lista de blogs
Quem sou eu
Seguidores
Visualizações de página
8552
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Objetivo:
discutir a construção de estereótipos na publicidade.
Estereótipo
Pode-se definir estereótipo como sendo
generalizações, ou pressupostos, que as pessoas fazem sobre as características
ou comportamentos de grupos sociais específicos ou tipos de indivíduos. O
estereótipo é geralmente imposto, segundo as características externas, tais
como a aparência (cabelos, olhos, pele), roupas, condição financeira, comportamentos,
cultura, sexualidade, sendo estas classificações (rotulagens) nem sempre
positivas que podem muitas vezes causar certos impactos negativos nas pessoas.
Em alguns casos ideias estereotipadas
são bem vindas como, por exemplo, a frase “Brasil, o país do futebol”. Esta
frase demonstra a paixão que os brasileiros têm em relação ao futebol.
Obviamente, que existem brasileiros que não gostam de futebol, porém é uma ideia
estereotipada que não causa impactos negativos. No entanto, existem ideias
estereotipadas sobre outras nações que são preconceituosas, como por exemplo,
afirmar que “o Paquistão é o país dos homens bomba”. Essa generalização não é
vista com bons olhos pelos paquistaneses, uma vez que a maioria dos habitantes
que vivem lá é contra o terrorismo. O fato é que muitos estereótipos são
geralmente adquiridos na infância sob a influência dos pais, familiares,
amigos, professores e através da mídia. E quando um estereótipo é aprendido e
armazenado no cérebro, a tendência é que seja passado para outras pessoas.
Podemos classificar os estereótipos em:
- Estereótipos de gênero: São estereótipos direcionados ao gênero masculino e feminino.
Antigamente ouvia-se muito que o papel da mulher era casar e ter filhos e
o homem era visto como o provedor financeiro e tinha que focar em sua
carreira. Hoje estes estereótipos já não são tão predominantes como era há
alguns anos atrás. Felizmente a mulher conquistou seu espaço no mercado de
trabalho, e consegue fazer perfeitamente o seu papel de cuidar dos filhos
e da casa, como também cuidar de sua carreira profissional. Os homens
hoje, também não são tão cobrados na questão financeira, uma vez que suas
parceiras ajudam nas despesas, e são ótimos auxiliares na arrumação da
casa. Outros estereótipos de gêneros muito comuns são aqueles que dizem
que as mulheres são melhores para cozinhar do que os homens. No entanto,
os melhores chefes de cozinha do mundo são homens. Há ainda aqueles
estereótipos que dizem que “os homens fazem sexo e as mulheres fazem
amor”, “mulher no volante perigo constante”, e outros estereótipos que
estão associados ao preconceito.
- Estereótipos raciais e étnicos: São estereótipos direcionados a diferentes etnias e raças. Nesta
categoria existem muitos estereótipos preconceituosos como aqueles que
dizem “os colombianos são traficantes”, “os mulçumanos são terroristas”,
“os índios são violentos”, “todos os alemães são prepotentes”, “os
portugueses são burros” e outros menos impactantes como “angolanos são os
melhores corredores do mundo”, “os negros são melhores no basquete”. Neste
tipo de estereótipo ainda incluem aqueles relacionados ao racismo que é o
tipo de preconceito mais freqüente em nosso país.
- Estereótipos sócio-econômicos: São estereótipos relacionados com a questão financeira de
indivíduos e grupo de indivíduos. Exemplos: “Os mendigos são mendigos por
opção”, “os sem-terra são preguiçosos”, “patricinhas são mesquinhas”,
entre outros.
- Existem também estereótipos no meio
profissional, direcionados a certas profissões, estereótipos em relação à
opção sexual (gays, lésbicas e bissexuais), estereótipos no mundo da
estética, e ainda aqueles muito comuns em escolas como os “nerds”, que são
alunos que se destacam pela sua inteligência e pelo seu jeito
introvertido.
Referências
Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B3tipo
http://www.babyboomercaretaker.com/Portuguese/elderly-law/age-discrimination/stereotype/Example-Of-Stereotype.html
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0212064_04_cap_02.pdf
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u16.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B3tipo
http://www.babyboomercaretaker.com/Portuguese/elderly-law/age-discrimination/stereotype/Example-Of-Stereotype.html
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0212064_04_cap_02.pdf
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u16.jhtm
Grupo 1: Negros
|
Instruções gerais:
Trazer a definição
dos estereótipos comuns de negros na sociedade:
Como os
negros são comumente retratados em mídias (jornal, novelas, publicidade etc)
Ex: até pouco tempo atrás, negros só faziam papel de criminosos em novelas.
Trazer outros exemplos.
Trazer um
exemplo de anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça esse
estereótipo e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
do negro na sociedade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Há preconceito? O que fazer para mudar?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita
leitura na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Grupo 2: Mulheres
|
Instruções gerais:
Trazer a
definição dos estereótipos comuns de mulheres na sociedade:
Como as
mulheres são comumente retratados em mídias (jornal, novelas, publicidade
etc) Ex: mulheres são sempre retratadas como “donas do lar”. Trazer outros
exemplos.
Trazer um
exemplo de anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça esse
estereótipo e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
da mulher na sociedade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Há preconceito? O que fazer para mudar?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita leitura
na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Grupo 3: Homens
|
Instruções gerais:
Trazer a
definição dos estereótipos comuns de homens na sociedade:
Como os
homens são comumente retratados em mídias (jornal, novelas, publicidade etc)
Ex: “homem não chora”. Trazer outros exemplos.
Trazer um
exemplo de anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça esse
estereótipo e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
do homem na sociedade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Há muito preconceito? O que fazer para mudar?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita
leitura na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Grupo 4: Jovens
|
Instruções gerais:
Trazer a
definição dos estereótipos comuns de jovens na sociedade:
Como os
jovens são comumente retratados em mídias (jornal, novelas, publicidade etc)
Ex: “todos os jovens são alienados, não querem responsabilidade”. Trazer
outros exemplos.
Trazer um
exemplo de anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça esse
estereótipo e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
do jovem na sociedade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Há preconceito? O que fazer para mudar?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita
leitura na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Grupo 5: Crianças
|
Instruções gerais:
Como as
crianças são retratadas geralmente na publicidade infantil?
Trazer um
exemplo de publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça o estereótipo da
criança e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
da criança na publicidade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Qual é o principal problema da publicidade infantil?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita
leitura na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Grupo 6: Idosos
|
Instruções gerais:
Trazer a
definição dos estereótipos comuns de idosos na sociedade:
Como os
idosos são comumente retratados em mídias (jornal, novelas, publicidade etc)
Ex: “idosos são antiquados, não se enquadram no mundo novo”. Trazer outros
exemplos.
Como esses
estereótipos refletem o preconceito existente na sociedade?
Trazer um
exemplo de anúncio publicitário (em imagem ou vídeo) que reforça esse
estereótipo e explicar.
|
Modelo do trabalho escrito:
Capa
Introdução:
o que é estereótipo?
Estereótipo
do jovem na sociedade
Análise de
um anúncio publicitário (atual) que reflita esse estereótipo
Conclusão:
Há preconceito? O que fazer para mudar?
Bibliografia
|
Modelo da apresentação:
Mesmo do
trabalho escrito, porém com poucos textos e mais imagens (não será aceita
leitura na apresentação oral)
|
Sugestões de fontes de pesquisa:
|
Obs: Citar
todas as fontes de pesquisa (sites, livros, revistas, jornais etc) inclusive
do anúncio analisado.
As fontes
de pesquisa acima são apenas sugestões. O grupo pode (e deve) procurar outras
fontes.
|
Marcadores:
8º ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário