Populares

Minha lista de blogs

Seguidores

Visualizações de página

terça-feira, 13 de maio de 2014
Bom, em primeiro lugar, esse blog está meio abandonado... Faz tempo que não posto aqui, então vou me comprometer pelo menos com as terças-feiras, que ultimamente estão um pouco mais tranquilas. Quem sabe consigo arranjar tempo para duas publicações por semana? Ai, ai. Com mestrado, escola e tantas outras coisas e eu arranjando mais pra minha cabeça. Mas acho que escrever aqui vai acabar sendo a trégua que eu preciso de vez em quando.

Então, vamos para o assunto do post. A Unicamp divulgou recentemente uma série de mudanças para os próximos vestibulares, que afetam diretamente nós que trabalhamos diretamente com a língua.

Para começar, o vestibular desse ano teve uma mudança bem grande na sua organização. A partir de agora, a primeira fase passa a ter 90 questões de múltipla escolha (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Inglês, além de questões interdisciplinares) e a redação foi para a segunda fase, junto com a prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Então, passamos a ter questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura e só quem vai para a segunda fase passa a ser avaliado pela escrita, muito parecido com a Fuvest. A discussão dessa mudança foi motivo de muita polêmica sobre o perfil de candidato que se espera na Universidade, já que os candidatos vão passar para a segunda fase sem ter as suas capacidades de comunicação e expressão sendo avaliadas. Vamos ver no que vai dar, né.
A prova escrita de inglês, pelo visto, também saiu do vestibular e o que antes era agrupado em Ciências da Natureza e Ciências Humanas na segunda fase, voltou a ser dividido em disciplinas, o que eu achei um pouco estranho, haja vista a tendência ultimamente da integração das disciplinas no Ensino Médio. Mas temos que acompanhar mesmo, para podermos tirar nossas conclusões.

Olha o calendário para o vestibular 2015: (Disponível na página da Comvest)

Inscrições e Pagamento da Taxa de Inscrição
11/8 a 11/9/2014
Provas de Habilidades Específicas de Música
25 a 29/9/2014
1ª fase
23/11/2014
2ª fase
11, 12 e 13/1/2015
Provas de Habilidades Específicas
19 a 22/1/2015
Divulgação da chamada para matrícula virtual
2/2/2015
Matrícula virtual
3 e 4/2/2015
Divulgação da 1ª chamada para matrícula presencial
6/2/2015
Matrícula da 1ª chamada
11/2/2015
Início das Aulas
25/2/2015

E as provas da 2ª fase:

1º Dia 
- Prova de Redação;
- Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.  

2º Dia 
- Prova de Matemática;
- Prova de História;
- Prova de Geografia.

3º Dia 
- Prova de Física;
- Prova de Química;
- Prova de Biologia.

Agora, mudando de assunto, mas nem tanto, a Comvest divulgou também a lista das obras literárias para o vestibular 2016. Depois de 8 vestibulares, a lista deixará de ser unificada com a Fuvest, lembrando que, para esse ano, permanece a lista atual.
Achei bem interessante a proposta de colocar outros gêneros como o conto e o teatro, além da inclusão de um escritor representante da Literatura Africana, o que já estava na hora, já que a lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana já tem mais de 10 anos. Alguns autores contemporâneos também constam na lista, o que também é positivo, já que tira um pouco o mito de que "boa" Literatura é a feita antigamente. Olha só a lista: (Os títulos em negrito são os que permanecem da lista atual)

Poesia:
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
Luís de Camões, Sonetos. 1

Contos:
Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha. 2

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro. 3

Romance: 
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

1 Os sonetos selecionados poderão ser disponibilizados em arquivo do tipo PDF na página da Comvest.
2 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).
3 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

Fonte: Comvest

Por hoje é só! Até semana que vem!

0 comentários: