Populares
-
Olá, pessoal! Acabei me enrolando aqui nessas duas últimas semanas. Estou de férias mas com taaanto trabalho a fazer ainda. Estudante não ...
-
Olá, pessoal. Só passando pra deixar uma dica. Interessante! A Tirando de Letra é uma rede social online que tem como patronos alguns do...
-
Olá, pessoal. As inscrições do ENEM já começaram e a redação é uma parte importantíssima da prova. Nas últimas edições houve alguns probl...
-
http://aulas100.blogspot.com.br/2009/11/cafe-com-leite-nutritivo-ou-nao.html Esses dias estava em uma cantina e, como adoro tomar café...
-
Mais um post inspirado em um doodle. O que seria de mim sem o google e sua memória estratosférica? rs O post de hoje vai ser um pouco ma...
-
Como ontem teria sido o aniversário de 107 anos deste grande poeta que é Mario Quintana, posto um vídeo para uma homenagem a esse artista. ...
-
Bom, em primeiro lugar, esse blog está meio abandonado... Faz tempo que não posto aqui, então vou me comprometer pelo menos com as terças-fe...
-
Objetivo: Fixar as regras de utilização dos diferentes tipos de "porquês" em Língua Portuguesa. Participantes: Grupos de...
-
Ótima ideia a dessa página no Facebook: Da boca pra fora . É uma página que reúne diversos vídeos de declamação de poemas de poetas consag...
Minha lista de blogs
Quem sou eu
Seguidores
Visualizações de página
terça-feira, 27 de maio de 2014
Olá. Hoje estou postando uma atividade de análise de propaganda que fiz com o 8º ano. Corrigi algumas coisas que não deram muito certo na minha aplicação, mas é livre para adaptação.
Leia a propaganda abaixo, que foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 04 de abril de 2014, no Caderno “Mundo” – p. A16.
Leia a propaganda abaixo, que foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 04 de abril de 2014, no Caderno “Mundo” – p. A16.
"Rita
Maya ama roupas. Tem 2 gavetas lotadas de blusas. Tem 3 pares de sapato para
cada mês do ano. Além de 19 casacos de inverno. Falando em inverno, na cidade
onde ela mora, uma das mais geladas do país, mais de 170 mil pessoas passam
frio. Mas ela mantém os 19 casacos no armário, apesar de só usar 2. Afinal, ela
ama roupas. Pensando bem, quem você deveria achar esquisita? A Rita Maya ou a
mulher que acumula garrafas?"
Exército
de salvação
Desacumule
1.
Descreva
a imagem do anúncio. Observe o cenário e a expressão da(s) pessoa(s) que está(ão)
representada(s).
a. Qual é o sentimento que a imagem pretende despertar no leitor? Alegria? Tristeza? Raiva? Ou outro sentimento? Explique com base na descrição que você fez no item anterior.
2. Qual é a entidade responsável pela produção desse anúncio?
3. Observe a descrição do Exército
de Salvação, retirada de seu site:
“O
Exército de Salvação possui um vasto trabalho humanitário e social em mais de
120 países ao redor do mundo. No Brasil atua desde 1922, com centros
comunitários, creches, abrigos, serviço de emergência, lares para idosos,
centros profissionalizantes, entre outros.”.
Com base nessa descrição, na
imagem e no texto escrito do anúncio, responda: qual é o objetivo desse
anúncio, ou seja, o que o anúncio tenta convencer as pessoas a fazer?
4. Veja essas expressões em que se usa numerais: "2 gavetas lotadas de blusas"; "3 pares de sapato para cada mês do ano"; "19 casacos de inverno". O quê há de comum entre essas expressões, ou seja, o que os números estão "contando"?
a. Qual é a reflexão que a expressão “170
mil pessoas passam frio” pretende causar no leitor, se a compararmos com os
outros números trazidos no texto?
5. Podemos dizer que Rita Maya é a mulher que está representada na imagem do anúncio? Por quê?
6.
“Um anúncio nem sempre tem o
objetivo de vender um produto. Às vezes pode fazer parte de uma campanha para
convencer as pessoas de uma ideia, ou a fazerem algo, como doar sangue.” Tendo por base o anúncio analisado,
você concorda com essa afirmação? Explique.
Para complementar e observar os recursos multissemióticos envolvidos em anúncios em vídeo, indico a propaganda também do Exército de Salvação. Muito bem feito, emociona.
Espero que seja útil!
Espero que seja útil!
Até mais!
Marcadores:
8º ano,
propaganda
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário