Populares

Minha lista de blogs

Seguidores

Visualizações de página

8645
terça-feira, 27 de maio de 2014
Olá. Hoje estou postando uma atividade de análise de propaganda que fiz com o 8º ano. Corrigi algumas coisas que não deram muito certo na minha aplicação, mas é livre para adaptação.

Leia a propaganda abaixo, que foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 04 de abril de 2014, no Caderno “Mundo” – p. A16.


"Rita Maya ama roupas. Tem 2 gavetas lotadas de blusas. Tem 3 pares de sapato para cada mês do ano. Além de 19 casacos de inverno. Falando em inverno, na cidade onde ela mora, uma das mais geladas do país, mais de 170 mil pessoas passam frio. Mas ela mantém os 19 casacos no armário, apesar de só usar 2. Afinal, ela ama roupas. Pensando bem, quem você deveria achar esquisita? A Rita Maya ou a mulher que acumula garrafas?"


Exército de salvação
Desacumule

1.      Descreva a imagem do anúncio. Observe o cenário e a expressão da(s) pessoa(s) que está(ão) representada(s).

a.      Qual é o sentimento que a imagem pretende despertar no leitor? Alegria? Tristeza? Raiva? Ou outro sentimento? Explique com base na descrição que você fez no item anterior.

2.      Qual é a entidade responsável pela produção desse anúncio?

3.      Observe a descrição do Exército de Salvação, retirada de seu site:
“O Exército de Salvação possui um vasto trabalho humanitário e social em mais de 120 países ao redor do mundo. No Brasil atua desde 1922, com centros comunitários, creches, abrigos, serviço de emergência, lares para idosos, centros profissionalizantes, entre outros.”.
Com base nessa descrição, na imagem e no texto escrito do anúncio, responda: qual é o objetivo desse anúncio, ou seja, o que o anúncio tenta convencer as pessoas a fazer?

4. Veja essas expressões em que se usa numerais: "2 gavetas lotadas de blusas"; "3 pares de sapato para cada mês do ano"; "19 casacos de inverno". O quê há de comum entre essas expressões, ou seja, o que os números estão "contando"?

a.      Qual é a reflexão que a expressão “170 mil pessoas passam frio” pretende causar no leitor, se a compararmos com os outros números trazidos no texto?

5. Podemos dizer que Rita Maya é a mulher que está representada na imagem do anúncio? Por quê?

6.      “Um anúncio nem sempre tem o objetivo de vender um produto. Às vezes pode fazer parte de uma campanha para convencer as pessoas de uma ideia, ou a fazerem algo, como doar sangue.” Tendo por base o anúncio analisado, você concorda com essa afirmação? Explique.

Para complementar e observar os recursos multissemióticos envolvidos em anúncios em vídeo, indico a propaganda também do Exército de Salvação. Muito bem feito, emociona.




Espero que seja útil!
Até mais!

0 comentários: