Populares

Minha lista de blogs

Seguidores

Visualizações de página

8559
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Olá, pessoal.
Segue o link para o jogo de aprendizagem da Olimpíada de Língua Portuguesa: Memórias Literárias (clique na imagem para abrir).


Dona Edite é uma simpática senhora que guarda segredos e objetos no porão do seu antigo lar, conhecido por todos na cidade onde habita como Casarão Bravo. No entanto, os fios que tecem a sua memória estão cada vez mais frágeis. Por isso, Dona Edite precisa da sua ajuda para resgatar alguns fatos e capítulos que moldaram a sua trajetória. Aceita o desafio?

Até mais!
terça-feira, 27 de maio de 2014
Olá. Hoje estou postando uma atividade de análise de propaganda que fiz com o 8º ano. Corrigi algumas coisas que não deram muito certo na minha aplicação, mas é livre para adaptação.

Leia a propaganda abaixo, que foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 04 de abril de 2014, no Caderno “Mundo” – p. A16.


"Rita Maya ama roupas. Tem 2 gavetas lotadas de blusas. Tem 3 pares de sapato para cada mês do ano. Além de 19 casacos de inverno. Falando em inverno, na cidade onde ela mora, uma das mais geladas do país, mais de 170 mil pessoas passam frio. Mas ela mantém os 19 casacos no armário, apesar de só usar 2. Afinal, ela ama roupas. Pensando bem, quem você deveria achar esquisita? A Rita Maya ou a mulher que acumula garrafas?"


Exército de salvação
Desacumule

1.      Descreva a imagem do anúncio. Observe o cenário e a expressão da(s) pessoa(s) que está(ão) representada(s).

a.      Qual é o sentimento que a imagem pretende despertar no leitor? Alegria? Tristeza? Raiva? Ou outro sentimento? Explique com base na descrição que você fez no item anterior.

2.      Qual é a entidade responsável pela produção desse anúncio?

3.      Observe a descrição do Exército de Salvação, retirada de seu site:
“O Exército de Salvação possui um vasto trabalho humanitário e social em mais de 120 países ao redor do mundo. No Brasil atua desde 1922, com centros comunitários, creches, abrigos, serviço de emergência, lares para idosos, centros profissionalizantes, entre outros.”.
Com base nessa descrição, na imagem e no texto escrito do anúncio, responda: qual é o objetivo desse anúncio, ou seja, o que o anúncio tenta convencer as pessoas a fazer?

4. Veja essas expressões em que se usa numerais: "2 gavetas lotadas de blusas"; "3 pares de sapato para cada mês do ano"; "19 casacos de inverno". O quê há de comum entre essas expressões, ou seja, o que os números estão "contando"?

a.      Qual é a reflexão que a expressão “170 mil pessoas passam frio” pretende causar no leitor, se a compararmos com os outros números trazidos no texto?

5. Podemos dizer que Rita Maya é a mulher que está representada na imagem do anúncio? Por quê?

6.      “Um anúncio nem sempre tem o objetivo de vender um produto. Às vezes pode fazer parte de uma campanha para convencer as pessoas de uma ideia, ou a fazerem algo, como doar sangue.” Tendo por base o anúncio analisado, você concorda com essa afirmação? Explique.

Para complementar e observar os recursos multissemióticos envolvidos em anúncios em vídeo, indico a propaganda também do Exército de Salvação. Muito bem feito, emociona.




Espero que seja útil!
Até mais!
terça-feira, 20 de maio de 2014
Passando rapidinho, que hoje o dia tá cheio!
Bom, hoje eu queria falar para os professores da rede pública de São Paulo. Está aberto o cadastro de projetos do sistema da Prodesc até o dia 31 de agosto.
Esse ano, mudaram o sistema de acesso, que está sendo pelo GDAE. Só tem que pedir o acesso na sua escola pra poder incluir os projetos.
Para os professores de Língua Portuguesa, é uma ótima oportunidade de fazer um projeto de leitura daquele livro interessante. Dá pra comprar um livro pra cada aluno, pra eles lerem em casa, compartilharem com familiares e todo mundo acompanhar mais ou menos o mesmo caminho de leitura. E ainda complementar a biblioteca da escola para usar em outros anos!

Além disso, é possível fazer projetos interdisciplinares, viagens, uma infinidades de coisas, basta uma boa ideia! Ano passado eu fiz um projeto com mitologia grega, compramos livros, fizemos vídeos, os alunos adoraram!
Só não dá pra esperar o prazo chegar muito próximo, que às vezes o projeto pode não ser aprovado, ou precisar de alterações...

Até mais!!
terça-feira, 13 de maio de 2014
Bom, em primeiro lugar, esse blog está meio abandonado... Faz tempo que não posto aqui, então vou me comprometer pelo menos com as terças-feiras, que ultimamente estão um pouco mais tranquilas. Quem sabe consigo arranjar tempo para duas publicações por semana? Ai, ai. Com mestrado, escola e tantas outras coisas e eu arranjando mais pra minha cabeça. Mas acho que escrever aqui vai acabar sendo a trégua que eu preciso de vez em quando.

Então, vamos para o assunto do post. A Unicamp divulgou recentemente uma série de mudanças para os próximos vestibulares, que afetam diretamente nós que trabalhamos diretamente com a língua.

Para começar, o vestibular desse ano teve uma mudança bem grande na sua organização. A partir de agora, a primeira fase passa a ter 90 questões de múltipla escolha (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Inglês, além de questões interdisciplinares) e a redação foi para a segunda fase, junto com a prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Então, passamos a ter questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura e só quem vai para a segunda fase passa a ser avaliado pela escrita, muito parecido com a Fuvest. A discussão dessa mudança foi motivo de muita polêmica sobre o perfil de candidato que se espera na Universidade, já que os candidatos vão passar para a segunda fase sem ter as suas capacidades de comunicação e expressão sendo avaliadas. Vamos ver no que vai dar, né.
A prova escrita de inglês, pelo visto, também saiu do vestibular e o que antes era agrupado em Ciências da Natureza e Ciências Humanas na segunda fase, voltou a ser dividido em disciplinas, o que eu achei um pouco estranho, haja vista a tendência ultimamente da integração das disciplinas no Ensino Médio. Mas temos que acompanhar mesmo, para podermos tirar nossas conclusões.

Olha o calendário para o vestibular 2015: (Disponível na página da Comvest)

Inscrições e Pagamento da Taxa de Inscrição
11/8 a 11/9/2014
Provas de Habilidades Específicas de Música
25 a 29/9/2014
1ª fase
23/11/2014
2ª fase
11, 12 e 13/1/2015
Provas de Habilidades Específicas
19 a 22/1/2015
Divulgação da chamada para matrícula virtual
2/2/2015
Matrícula virtual
3 e 4/2/2015
Divulgação da 1ª chamada para matrícula presencial
6/2/2015
Matrícula da 1ª chamada
11/2/2015
Início das Aulas
25/2/2015

E as provas da 2ª fase:

1º Dia 
- Prova de Redação;
- Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.  

2º Dia 
- Prova de Matemática;
- Prova de História;
- Prova de Geografia.

3º Dia 
- Prova de Física;
- Prova de Química;
- Prova de Biologia.

Agora, mudando de assunto, mas nem tanto, a Comvest divulgou também a lista das obras literárias para o vestibular 2016. Depois de 8 vestibulares, a lista deixará de ser unificada com a Fuvest, lembrando que, para esse ano, permanece a lista atual.
Achei bem interessante a proposta de colocar outros gêneros como o conto e o teatro, além da inclusão de um escritor representante da Literatura Africana, o que já estava na hora, já que a lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana já tem mais de 10 anos. Alguns autores contemporâneos também constam na lista, o que também é positivo, já que tira um pouco o mito de que "boa" Literatura é a feita antigamente. Olha só a lista: (Os títulos em negrito são os que permanecem da lista atual)

Poesia:
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
Luís de Camões, Sonetos. 1

Contos:
Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha. 2

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro. 3

Romance: 
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

1 Os sonetos selecionados poderão ser disponibilizados em arquivo do tipo PDF na página da Comvest.
2 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).
3 Livro distribuído pelo governo federal no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

Fonte: Comvest

Por hoje é só! Até semana que vem!